A escola tem mais de 200 anos de existência e é considerada a principal forma de acesso à educação. Escola e educação são conceitos amplamente discutidos em foros acadêmicos, políticas públicas, instituições educativas, meios de comunicação e espaços da sociedade civil. Desde sua origem, a instituição escolar tem estado caracterizada por estruturas e práticas que hoje são consideradas, por muitos estudiosos, obsoletas e anacrônicas.

A partir destas reflexões críticas, surgem ao longo dos anos, propostas e práticas que pensam a educação de uma forma diferente. Assim, foi criado o documentário “La Educación Prohibida” que propõe recuperar muitas dessas reflexões, explorar ideias e visibilizar experiências que se atrevem a trocar as estruturas do modelo educacional da escola tradicional.

O projeto é realizado por jovens que partem da visão de quem aprende e que embarcam numa pesquisa que cobre oito países, realizando entrevistas com mais de 90 educadores de propostas alternativas de educação.

O documentário tem por objetivo lançar um debate de reflexão social sobre as bases que sustentam a escola, promovendo o desenvolvimento de uma educação integral centrada no amor, no respeito, na liberdade e na aprendizagem.

Assista abaixo o documentário La Educación Prohibida na íntegra. Para ativar as legendas em português, clique no segundo ícone ao lado direito do vídeo (Legendas).