Menos ou menas? Mecher ou mexer? Porque ou por que? Hoje, dia 10 de Junho comemora-se o Dia da Língua Portuguesa. Esta data foi criada em homenagem a data de falecimento de Luiz Vaz de Camões considerado um dos maiores poetas da história lusitana.

O ensino da língua portuguesa precisa dar condições para que os alunos sejam capazes de ler, interpretar e produzir textos e, ao mesmo tempo, capazes de entender as produções realizadas. Os eixos de ensino da língua portuguesa devem estar em constante diálogo – Oralidade, Leitura e Escrita – e para que isso realmente funcione, o trabalho em sala de aula precisa ser interativo.

É necessário proporcionar debates, leituras, dramatizações, para que os alunos possam expressar pensamentos, sentimentos, opiniões a respeito dos temas que são trabalhados. O educador observa, e de acordo com a realidade da turma, deve conectar os assuntos com o momento histórico, com as normas sociais, com os costumes, com a cultura social do aluno, não perdendo o foco da cultura geral e ampla, tudo isso com o diálogo criativo e consciente em sala de aula.

Você tem dúvidas de português? Então confira aqui as melhores respostas para as dúvidas mais comuns sobre a Língua Portuguesa.