No último sábado (29) e domingo (30) a Avenida Vicente Machado foi palco do 1º Festival #VagaVivaCuritiba. 21 vagas de estacionamento da via, entre a Alameda Presidente Taunay e a Rua Desembargador Motta, foram ocupadas por vagas vivas – também conhecidas como parklets –, com diversos tipos de mobiliários, designs e serviços. Não houve modificação nas vagas de idosos, deficientes e motos na quadra.

A iniciativa é de um grupo de comerciantes da Vicente Machado, que também organizará no mesmo local a décima edição da Feira Vicentina. O festival de vagas vivas tem apoio da Prefeitura de Curitiba através da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

“Estão sendo realizados alguns eventos de vagas vivas na cidade, com apoio da Prefeitura na liberação das vagas de estacionamento. São iniciativas interessantes para a discussão do espaço público e de uma futura regulamentação de parklets em Curitiba”, informa Jorge Brand, o Goura, assessor da Coordenação de Mobilidade Urbana da Setran.

“O uso do espaço público aumenta cada vez mais. Curitiba não saía para a rua, mas isso está mudando. As vagas vivas são uma maneira alternativa de lazer”, destaca Rafael Fusco, um dos organizadores do Festival #VagaVivaCuritiba.

A página do Facebook da Prefeitura de Curitiba registrou em vídeo o espaço Half Pipe, que transformou uma vaga em uma pista de skate. Clique aqui para assistir a ação.

Fonte: Portal PMC