O curta-metragem brasileiro apresenta diferenciais educacionais importantes, quando comparado a outros conteúdos. Este tipo de conteúdo, por ser produzido no Brasil. tende a representar nossa sociedade e a nossa cultura.

Por possuir aproximadamente 15 minutos de duração, o curta-metragem torna-se o formato ideal para utilização em sala de aula, permitindo que os filmes sejam aplicados como “porta de entrada” de um assunto, fonte adicional de informação, motivação para debater um tema ou para “coroar” o final de um projeto.

Com essa intenção, nasceu o projeto Curta na Escola e seu desdobramento, a Coleção Curta na Escola, promovendo a interação, o debate, o registro e a construção continua e colaborativa de conhecimento sobre a utilização dos curtas-metragens brasileiros na educação. São mais de 300 filmes voltados para todas as faixas etárias que abordam temas como saúde, cidadania, meio ambiente, tecnologias, família, entre outros.

Como Funciona?

Os professores cadastrados no site compartilham suas vivências em torno da utilização dos curtas em sala de aula através de comentários sobre os filmes, discussões no fórum e, principalmente, do envio de relatos de suas experiências com a exibição de filmes aos alunos. Tais relatos integram um grande banco de experiências educacionais, permanentemente aberto para consulta.

Como participar?

– Participação da Escola

As escolas interessadas em participar do Projeto Curta na Escola devem cadastrar um Ponto de Contato para relacionamento com a coordenação do Projeto. Ele representará os professores da instituição, caso estes não possuam fácil acesso à Internet.

– Participação do Professor

O projeto é aberto a professores de todo o Brasil. Os educadores têm acesso, através do site, a um conjunto de planos de aula que acompanham mais de 300 filmes brasileiros de curta-metragem disponibilizados na íntegra e indicados para abordagem de diferentes disciplinas e temas transversais em todos os níveis de ensino.

Para fazer parte do Projeto Curta na Escola acesse o site: Curta na Escola