Ijuí foi contemplada, pelo terceiro ano consecutivo, com o programa “Se Essa Rua Fosse Minha”, da Editora Fama Educativa. Através da parceria entre a editora e as secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito (Smodutran), por meio da Coordenadoria de Trânsito; e de Educação (Smed), foi realizada na noite de segunda-feira, 1º de setembro, a formação de professores do 4º ano da rede Municipal junto ao programa.
A atividade tem por objetivo habilitar os educadores para que possam desenvolver ações sobre a educação para o trânsito. Além de receber kits com livros para os alunos, a escola ainda recebe exemplares para os pais dos mesmos, como forma de multiplicar e envolver as famílias nessa abordagem. Na oportunidade, os professores que já trabalharam com o programa nos anos anteriores relataram suas experiências, visando a mobilização dos demais para o desenvolvimento de ações voltadas à temática.
Conforme representantes da Coordenadoria de Trânsito, houve o interesse da editora no município, uma vez que o mesmo tem realizado diversos projetos na área, reconhecendo a importância dada ao tema. A pedagoga da pasta, Camila Zambon, destaca o caráter interdisciplinar do programa, que serve como um incentivo às práticas cidadãs e conscientes, fomentando a multiplicação dessas ações em casa, com a família e na sociedade em geral.
Fonte: Prefeitura de Ijuí