Nesta terça-feira (25) a secretária da Educação, Ondina Barbosa Gerbasi acompanhou a visita do Secretário Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), Oswaldo de Oliveira Bosquet à EM Juraci Meneses Peralta, para conhecerem os alunos do Projeto “Se Essa Rua Fosse Minha” em Presidente Prudente. Esta ação nas escolas é fruto do convênio do município (Semav) com a Funenseg (Escola Nacional de Seguros), sendo a Editora Fama Educativa responsável pela capacitação e produção do material.

Durante a conversa com os alunos do 4º ano, Bosquet explicou que cada um pode ser um agente da Semav. “Seja em casa, ou seja, transmitindo aos pais os cuidados que devem ter no trânsito, como por exemplo, a importância de usar o cinto de segurança e respeitar a sinalização”. Bosquet complementa que hoje as crianças são apenas pedestres, mas futuramente serão motoristas e por isso é de extrema importância a conscientização desde cedo.

Para a professora Guadalupe Rosa, a cartilha educativa tem dado bons resultados. “As crianças por serem pedestres não percebem muito o que acontece no trânsito, mas com esse material eles estão percebendo por exemplo a importância do semáforo e que na rua passa muito carro, e por isso precisam estar atentos olhando sempre antes de atravessar, este projeto está fazendo com que eles reflitam seu papel e o de outras pessoas”.

O projeto – ‘Se Essa Rua Fosse Minha’ é composto por kits de apoio que apresentam diferentes atividades que poderão ser explorados em todas as disciplinas, de forma transversal e interdisciplinar. Cada kit contém 40 livros (para alunos e pais), uma bolsa de material reciclável, DVD, livro do professor, cartazes e jogos de memória, que abordam as questões de segurança e educação no trânsito de maneira divertida e interativa, para que pais e filhos se conscientizem da importância do tema.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação – Presidente Prudente