No dia 05 deste mês, o empresário e diretor da Fama Educativa, Faruk El-Khatib, lançou um depoimento em áudio visual com o resgate de sua vida e obra como comunicador, à posteridade. O evento organizado pelo Grupo Paranaense de Comunicação – GRPCOM e Academia Paranaense de Letras, faz parte do projeto Memórias Paraná e foi realizado no Clube Curitibano.

Na ocasião personalidades de Curitiba prestigiaram o lançamento. Estiveram presentes o prefeito Gustavo Fruet, o ex-governador do Estado do Paraná e amigo de longa data de Faruk, João Elísio Ferraz de Campos e o idealizador do projeto “Memórias Paraná, o jornalista Luiz Renato Ribas, entre muitos admiradores e amigos do empresário.

“O projeto Memórias Paraná começou em 2006/2007, para colher depoimentos de profissionais do rádio, da televisão, do jornal, etc. Só no ano de 2015 já recolhemos aproximadamente 60 depoimentos, e pretendemos terminar o ano que vem com 1.200 depoimentos. Esse é um projeto muito importante para gerações do futuro saberem que nós existimos”, comentou Luiz Renato Ribas.

Homenageado no evento, o empresário Faruk El-Khatib, comentou alguns de seus trabalhos realizados em anos de carreira, como a Revista Penthouse, Revista Peteca, Passarola, Grafipar, Correio de Notícias, entre muitos outros. “Em 1979, quando eu percebi que a censura estava para começar totalmente e eu não iria conseguir manter o erótico/educativo na Peteca, eu vi que eu precisava lançar uma revista de peso que trouxesse uma conotação jornalística, erótica, mas que pudesse vender publicidade, neste momento que eu fui atrás da Penthouse. Na época do lançamento da revista, entre 200 mil exemplares produzidos, 195 mil foram vendidos, comparados a 100 mil exemplares vendidos da Playboy no mesmo período”, contou Faruk.

Assista abaixo o vídeo do evento, por Reinaldo Bessa.