As escolas municipais de Presidente Prudente estão em festa com as formaturas dos alunos que concluíram o Programa de Educação para o Trânsito ‘Se Essa Rua Fosse Minha’ durante as aulas do Programa de Educação Integral Cidadescola. No total, são 2 mil crianças certificadas que assumiram o compromisso pela paz no trânsito e em prol da preservação da vida.

Durante as solenidades os alunos demonstraram o que aprenderam com o Programa ‘Se Essa Rua Fosse Minha’ realizando diversas apresentações, como músicas, dramatizações, paródias, danças, leitura de redações e jogral evidenciaram a criatividade e a emoção das crianças durante as formaturas. Exposições, com os trabalhos realizados, também podem ser vistas nas escolas municipais.

É válido afirmar que a maciça participação dos pais nas formaturas também tem evidenciado o sucesso do trabalho perante a comunidade, cabe ressaltar que o material do Programa ‘Se Essa Rua Fosse Minha’ oferece um livro elaborado especialmente aos pais, além de livros do aluno e do professor, uma bolsa de material reciclável, DVD, cartazes e jogos.

O titular da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), Oswaldo Bosquet, salienta que a educação é a melhor lei do trânsito. “Portanto, nosso intuito é que no próximo ano possamos ampliar o programa e implantar novos projetos de Educação para o Trânsito”, relata.

O Programa ‘Se Essa Rua Fosse Minha’ é coordenado em Presidente Prudente pelos pedagogos Renato Gouvêa e Aline Feba, da Semav e Seduc (Secretaria Municipal de Educação), respectivamente, e tem o intuito de promover a conscientização no trânsito a partir das crianças para que acidentes e infrações sejam reduzidas. A iniciativa é uma parceria de ambas as pastas citadas e Funenseg (Escola Nacional de Seguros) com material da Editora Fama Educativa.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação