Se Essa Rua Fosse Minha

Edição Completa

Público Alvo: alunos do 1.º ao 9.ºano do Ensino Fundamental

Edição Simplificada

Público Alvo: alunos do 4.º, 5.º e 6.º anos do Ensino Fundamental.

EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E CIDADANIA NO TRÂNSITO PARA PRESERVAR VIDAS

Tem como meta a formação de uma nova cultura no trânsito brasileiro, partindo da vivência cotidiana para uma visão integradora de mundo, por meio da pesquisa, da observação, da análise e reflexão que favorecem a incorporação de atitudes cidadãs voltadas para o bem comum.

Livro do aluno
Um livro interativo parte de situações da vida real e envolve o aluno em ações concretas de comportamento seguro, o exercício da cidadania e a convivência pacífi- ca nos espaços públicos. Orienta a utilização de pesquisas e dados em tempo real para resolver problemas relacionados com a cidadania, a segurança, a preservação e a qualidade de vida. Considera a educação e a prevenção como focos principais para uma mudança efetiva no trânsito do país.

Livro do professor
Orienta o professor no encaminhamento de estudos e atividades que

incentivam os alunos a participarem, aprenderem e aplicarem os conceitos construídos em qualquer outra situação ou contexto. Integrado aos conteúdos das áreas curriculares, enriquece o fazer pedagógico de forma dinâmica e participativa onde alunos e professores trabalham e aprendem em conjunto, para que possam atuar como agentes transformadores na sociedade.

Livro da família
O processo educativo que agrega escola e família está destinado ao sucesso dos objetivos propostos. A soma do empenho da escola, alunos e seus familiares é o caminho eficaz na formação de cidadãos que exercerão influência positiva na consolidação da conduta preventiva no trânsito brasileiro. O livro sugere ações educativas e apresenta situações que possibilitam aos familiares se sentirem participantes ativos nessa parceria e não apenas meros expectadores, além de compartilhar momentos significativos com os filhos e a escola.

FAÇA MELHOR! FAÇA DIFERENTE! EDUQUE PARA O TRÂNSITO E AJUDE A TRANSFORMAR O MUNDO. MAIS DE 1.500.000 DE ALUNOS ATENDIDOS.

http://famaeducativa.com.br/wp-content/uploads/2015/12/SER_7ano_aluno_capa-793x1024.jpg
http://famaeducativa.com.br/wp-content/uploads/2015/12/SER_7ano011-793x1024.jpg
http://famaeducativa.com.br/wp-content/uploads/2015/12/SER_7ano021-793x1024.jpg
http://famaeducativa.com.br/wp-content/uploads/2015/12/SER_7ano031-793x1024.jpg
http://famaeducativa.com.br/wp-content/uploads/2015/12/SER_7ano041-793x1024.jpg
http://famaeducativa.com.br/wp-content/uploads/2015/12/SER_7ano051-793x1024.jpg
http://famaeducativa.com.br/wp-content/uploads/2015/12/SER_7ano061-793x1024.jpg
http://famaeducativa.com.br/wp-content/uploads/2015/12/SER_7ano071-793x1024.jpg
http://famaeducativa.com.br/wp-content/uploads/2015/12/SER_7ano081-793x1024.jpg
http://famaeducativa.com.br/wp-content/uploads/2015/12/SER_7ano091-793x1024.jpg
http://famaeducativa.com.br/wp-content/uploads/2015/12/SER_7ano101-793x1024.jpg
http://famaeducativa.com.br/wp-content/uploads/2015/12/SER_7ano111-793x1024.jpg
http://famaeducativa.com.br/wp-content/uploads/2015/12/SER_7ano121-793x1024.jpg
http://famaeducativa.com.br/wp-content/uploads/2015/12/SER_7ano_aluno_capa4-793x1024.jpg

MiniCidade

Público Alvo: crianças dos 6 aos 12 anos

EQUIPAMENTO LÚDICO QUE EDUCA E CONSCIENTIZA, ENQUANTO DIVERTE!

A MiniCidade é um ambiente que favorece inúmeras possibilidades de vivenciar situações, valores, comportamentos para concretizar a formação de uma nova cultura no trânsito.

Pautada na Educação 3.0, a MiniCidade Se Essa Rua Fosse Minha é uma grande maquete em que viabiliza a simulação de situações de trânsito e cidadania. Apresenta as estruturas que fazem parte de uma cidade real em escala menor, onde os alunos assumem papéis sociais, como pedestres, condutores de diferentes modais, comerciantes, prefeito, vereadores, agente de trânsito etc.

É um recurso que tem como objetivo desenvolver um trabalho preventivo, preparando o pequeno cidadão para o exercício pleno da cidadania ética, tornando-o responsável e consciente de seus direitos e deveres como participante ativo no trânsito. Nela o aluno atua construindo conceitos básicos para que processe as informações e as converta na compreensão do mundo, sendo capaz de intervir para transformá-lo.

Com o estímulo do exercício da cidadania, ética e democrática, constantemente, as mudanças de postura se concretizam e resultam em melhor qualidade de vida e índices mais positivos referentes ao trânsito no país.

A MiniCidade Se Essa Rua Fosse Minha tem como objetivo colaborar na formação de cidadãos conscientes e responsáveis no trânsito, como pedestres, ciclistas ou condutores de automotores, vivenciando situações do cotidiano de forma lúdica.

Ao participar das atividades da MiniCidade a criança transporta-se para o universo das circunstâncias vividas no trânsito, transformando conhecimentos em atitudes cidadãs.
Acompanha o produto um Guia de Orientações para o professor, em que apresenta um acervo de atividades pedagógicas e jogos criativos e dinâmicos para serem explorados na Minicidade.

EDUQUE COM AÇÕES E FORME HÁBITOS QUE AGREGAM VALOR À VIDA.

PlayTrânsito

Público Alvo: crianças de 5 a 13 anos

APRENDER BRINCANDO FAVORECE A CONSTRUÇÃO DO FUTURO

No aprender brincando a criança forma conceitos, estabelece relações lógicas, integra percepções. É isso e muito mais que o PlayTrânsito proporciona, por meio de situações que socializam e tornam a criança um cidadão participativo no trânsito; amplia a compreensão dos direitos e deveres no exercício da cidadania e promove mudanças de comportamentos e a responsabilidade pela preservação da vida no trânsito.

O que é o PlayTrânsito
Uma estrutura modular em piso de borracha com indicação de sinalização vertical e horizontal. Placas coloridas acrílicas com grafismo de prédios delimitam o espaço. Arquitetado em estrutura modular, transportado em um furgão, possibilita a montagem em diferentes espaços públicos e privados.

Nesse ambiente de aprendizagem a criança:

  • Explora o lúdico.
  • É estimulada a participar de atividades atrativas e dinâmicas, orientadas por monitores.

No PlayTrânsito o aluno passa pela recepção, pelo ambiente multimídia, atua no espaço externo como pedestre, participa de jogos, escolhe um miniveículo para aplicar os conhecimentos adquiridos exercendo seu papel de cidadão consciente, interagindo com os demais usuários pacifi camente.

Como funciona

  • Uma cidade real, em escala menor, onde os visitantes assumem papéis sociais como pedestres e condutores de veículos.
  • Um universo de situações são vivenciadas, o visitante adquire conhecimento e amplia o exercício da cidadania na vida real.
  • O participante vive momentos concretos de convivência entre condutores e pedestres, destacando o respeito mútuo, o cumprimento das normas e leis para um trânsito seguro.

ATITUDES LEVAM A HÁBITOS QUE SE TRANSFORMAM EM AÇÕES RESPONSÁVEIS. COLOBARE COM ESSA IDEIA!

Cidade Educativa

Público Alvo: crianças dos 5 aos 17 anos

UM RECURSO EDUCACIONAL DINÂMICO, INTERATIVO QUE CONSCIENTIZA E EDUCA

Uma solução educacional completa, planejada para atender às necessidades da sociedade atual: mobilidade mais humana.

A CIDADE EDUCATIVA é uma estrutura modular onde são desenvolvidas ações ordenadas e sistematizadas com a finalidade determinante de que um trânsito humanizado se instale e corresponda efetivamente às aspirações e necessidades das pessoas que habitam o país.

Nela o aluno conhece a história e a evolução do trânsito da antiguidade aos tempos atuais. As leis e normas, comportamentos e valores

que fundamentam as relações interpessoais na mobilidade diária, tornando esse convívio pacífico, respeitando direitos e deveres do cidadão ético no trânsito.

Um espaço concreto representa os espaços públicos e o aluno vivencia condutas, assume diferentes papéis: pedestre, ciclista, motociclista, motorista, cadeirante, idosoDeficiente visual. Exercita em simuladores, reavalia atitudes e aprimora comportamentos socialmente aceitos, favoráveis ao bem comum no trânsito. O participante posiciona-se como agente transformador de uma realidade passível de mudanças.

SEJA RECEPTIVO, INOVE, MUDE AÇÕES E FORTALEÇA OS RESULTADOS.

Passos Seguros no Trânsito

Público Alvo: alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I, do Ensino Fundamental II

Livros
20,2×26,6 cm, 32 p.

TRÊS FASCÍCULOS COM ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O TRÂNSITO

A Educação para o Trânsito proposta para o aluno contextualiza o cotidiano, favorece a pesquisa, a análise, a reflexão de situações relacionadas ao trânsito sob um novo enfoque.

Ao pensar e discutir sobre o trânsito como algo inerente à vida, como um direito adquirido de todas as pessoas, tem como principal meta proporcionar às crianças um processo educativo que lhes permita desenvolver a consciência da cidadania e da ética,

de forma que possam construir hábitos, comportamentos seguros e serem cidadãos responsáveis no trânsito, cuidando de si e do outro.

Ao participar ativamente de questões de trânsito que despertam para a realidade, o aluno incorpora regras de convivência e as concretiza nas relações interpessoais vividas nos espaços públicos, atuando como agente transformador para que uma nova cultura se instale no trânsito do país.

O PRIMEIRO PASSO PARA HUMANIZAR O TRÂNSITO É DAR VALOR A VIDA. DÊ O PRIMEIRO PASSO!