Hoje, dia 03 de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, visa promover medidas eficazes para a prevenção da deficiência e para a reabilitação e a realização dos objetivos de igualdade e de participação plena das pessoas com deficiências, na vida social e no desenvolvimento.

Muitas campanhas publicitárias já foram criadas para ressaltar a importância da igualdade de direitos aos portadores de deficiência na sociedade.

Nesta última semana, uma campanha sobre o assunto gerou polêmica nas redes sociais. Um outdoor com a frase “Pelo fim dos privilégios para deficientes” foi colocado em uma rua de Curitiba. A ação que possuía uma página no Facebook denominada “Movimento pela Reforma de Direitos”, listava diversos direitos que os deficientes físicos adquiriram, como vagas prioritárias em estacionamentos e no transporte público e isenção de impostos para a compra de veículos e afirmava que, se todos os cidadãos são iguais perante a lei, não era cabível que os deficientes gozassem de tais “privilégios”. Durante as 24 horas após a campanha ser criada, a suposta página recebeu diversas críticas e denúncias.

Ao final do dia o “mal-entendido” foi esclarecido. Tratava-se de uma ação de marketing realizada pela Prefeitura de Curitiba para chamar a atenção sobre problemas enfrentados por portadores de deficiência todos os dias. A campanha foi criada pela agência Competence para o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência da Cidade de Curitiba, em razão do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.

Clique aqui para assistir ao vídeo que explica a intenção da campanha.

Relembre abaixo outras campanhas sobre o assunto

Esta vaga não é sua nem por um minuto

A agência TheGetz, após um fato marcante de desrespeito aos direitos das pessoas com deficiência, vivenciado pela empresária tetraplégica Mirella Prosdócimo, atual secretária da pessoa com deficiência do governo de Curitiba, sensibilizou-se com o acontecido e criou uma campanha com o objetivo de mobilizar as pessoas quanto ao respeito às vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência.

A campanha Esta Vaga Não é Sua nem por um minuto, amplamente divulgada nas redes sociais, ganhou muitos adeptos e defensores, conquistando prêmios nacionais de publicidade pela sua característica criativa e inovadora de tratar de um problema social e se transformou em plano de governo, chamado Viver sem Limites.

Pro Infirmis

A campanha sobre inclusão de pessoas com deficiência, criada pela empresa alemã Pro Infirmis mostra como uma pessoa com deficiência se sente diante de uma sociedade preconceituosa e discriminatória.

Frase da campanha: “Precisamos usar disfarce, para que se aproximem?  Então… que se aproximem.”

Assista abaixo o vídeo da Campanha:

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