Você já pensou no que pode fazer para melhorar a sua prática pedagógica? Criar espaços onde as crianças possam brincar e descobrir podem ajudar a desenvolver a sua capacidade de aprender.

A leitura é muito importante nesse processo e quanto mais cedo a criança começar a ler e a ouvir histórias é melhor. Oferecer livros “vivos” em que a criança possa desempenhar tarefas, além de prender a atenção, desenvolve habilidades importantes.

A família também tem papel fundamental. Por meio de atividades e brincadeiras simples que podem ser desenvolvidas em família, as crianças se tornam capazes de resolver os conflitos de forma independente, identificar comportamentos justos e injustos, compreender histórias simples, responsabilizar-se pelos próprios pertences, entre outras atitudes.

Alguns sites e blogs dão ideias de atividades saudáveis para compartilhar com as crianças e aumentar a sua criatividade.

O blog Rainy Day Mum ensina como fazer um piquenique ao ar livre, com contação de histórias, livros infantis ilustrados, o que aumenta o interesse das crianças.

– Espalhe vários brinquedos;

– Estenda uma toalha numa sombra;

– Prepare alguns lanches, o favorito das crianças;

– Lanchem em volta da toalha;

– Brinquem, brinquem e brinquem;

– Quando todos precisarem de um descanso, leve as crianças até a sombra, pegue alguns livros e comece a lê-los para que juntos possam desfrutar das histórias.

O blog Word Play House mostra como os lápis aquarela, por exemplo, são fontes de arte que as crianças podem não ter tentado antes. Simplesmente ao mergulhar a ponta colorida do lápis em água irá criar cores ricas sobre o papel.

O blog Garatujas Fantásticas também apresenta diversos conteúdos para serem trabalhados com as crianças, que vão desde indicações de leituras, ilustrações e brincadeiras a artigos sobre a infância e educação infantil.

Os contos de fadas, lendas, mitos e outras histórias infantis aguçam a imaginação e a criatividade infantil, desenvolvem a linguagem oral e escrita. Além de dar subsídios para a transposição de obstáculo, superação dos medos, coragem e espírito aventureiro para explorar o desconhecido.

Um favorito da infância, “Where The Wild Things Are (Onde Vivem os Monstros)”, é um livro clássico infantil ilustrado, muito apreciado pelas crianças e até mesmo por alguns adultos. Na história, a criatividade desenfreada do menino travesso dá pleno reinado à imaginação das crianças em todos os lugares.

Após a leitura de um livro, reserve um tempo para que eles possam explorar e desenvolver outras histórias. Permita-lhes desfrutar e explorar em sua imaginação lugares que criaram em suas mentes durante a leitura ou audição.

Professor, para garantir o foco na atividade proposta, ofereça aos alunos diferentes materiais para que com imaginação e criatividade desenvolvam suas próprias histórias e brincadeiras.