A animação “Por que Heloísa?” mostra de forma lúdica como é o dia de Heloísa, uma menina de sete anos que possui paralisia cerebral. Em seu primeiro dia de aula, Heloísa é recebida por seus colegas com muita curiosidade, que ao passar dos dias acabam entendendo as particularidades da menina e a integram à turma.

O curta que possui 11 minutos de duração, aborda assuntos como a inclusão escolar e os problemas de acessibilidade enfrentados por pessoas com deficiência, além de mostrar como cada um tem o seu jeito de ser. O projeto Por que Heloísa? foi concebido com a intenção de, através da arte e do entretenimento, provocar a reflexão coletiva sobre os direitos e o convívio de crianças com deficiência na sociedade.

A animação produzida por Cristiana Soares e Carolina Ziskind, com ilustrações de Ari Nicolosi, é baseada em um livro com o mesmo nome, de Cristiana Soares lançado pela Companhia das Letrinhas. O curta está disponível na internet com recursos para pessoas com deficiências auditiva e visual.

Confira a página do projeto no Facebook.

Assista abaixo a animação: