Em uma parceria entre a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) e Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), os alunos do Programa de Educação Integral Cidadescola da Escola Municipal Gisele Dalefi, de Presidente Prudente receberam, nesta sexta-feira (20/11), o certificado pela participação no Projeto de Educação para o Trânsito ‘Se Essa Rua Fosse Minha’.

O evento contou com a participação de todos os alunos da escola. Para compor a mesa de autoridades estiveram presentes a vice diretora Veruska Zampieri, a orientadora pedagógica Berta Lúcia Novello Ramos, o professor comunitário do Programa Cidadescola, Sidnei Aparecido de Almeida, que fez uso da palavra para falar sobre a importância do projeto e sua atuação.

Além dos já citados, representando o secretário da Semav, o evento contou com a presença de Mauro Matos, que é diretor das ações de Educação para o Trânsito. A apresentação ficou a cargo da diretora da unidade Célia Ferri. Os certificados foram entregues pelas oficineiras Solange Bortolato e Adriana Bazote, que durante este ano trabalharam com a aplicação do conteúdo aos alunos.

O Projeto “Se essa Rua Fosse Minha” visa ensinar ao aluno noções básicas sobre o trânsito. “Os alunos tiveram participação efetiva nas atividades propostas, elaborando maquetes, sinalizações e também tiveram a oportunidade de estender o conteúdo aprendido aos pais e familiares e também por meio das atividades práticas realizadas nas ruas do bairro da unidade escolar” explicou Bortolato.

É válido afirmar que o projeto conta com convênio ainda com a Funenseg (Escola Nacional de Seguros), sendo a Editora Fama Educativa responsável pela capacitação e produção do material. A iniciativa é composta por kits de apoio que apresentam diferentes atividades que são exploradas em todas as disciplinas de forma transversal e interdisciplinar. Cada kit contém 40 livros (para alunos e pais), uma bolsa de material reciclável, DVD, livro do professor, cartazes e jogos de memória, que abordam as questões de segurança e educação no trânsito de maneira divertida e interativa, para que pais e filhos se conscientizem da importância do tema.

As próximas formaturas são as seguintes, na segunda-feira (23/11), às 14h, serão diplomados os alunos da Escola Municipal Carlos Castilho Cabral. No dia 25 três escolas realizam suas formaturas. A primeira às 13h, na Dr. Pedro Furquim, a segunda às 14h na Juraci Menezes Peralta, e a terceira às 16h, na Carlos Alberto de Arruda de Campos. No dia 26 recebem certificados os alunos das escolas Maria do Socorro Brito de Almeida, às 14h, e Francisca de Almeida Góes Brandão, às 18h30. No dia 27 será a vez das escolas Antonio Moreira Lima, Dr. Carlos Braga, Carmem Pereira Delfim e José Soares Marcondes realizarem suas formaturas. Por fim, no sábado fechando a primeira semana de festividades, serão realizadas formaturas na Rui Carlos Vieira Berbert e Prof. Ocyr de Azevedo. (Com Patrícia Motta)

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação