Visando formar condutores conscientes no trânsito, a Secretaria de Educação de Xanxerê promoveu nesta sexta-feira (29), durante todo o dia, formação para os professores do 1° ao 5° ano que serão contemplados com o Programa Se Essa Rua Fosse Minha. A formação é o primeiro passo para que posteriormente os alunos iniciem as atividades na sala de aula.

O coordenador do projeto, Valmor Moreschi, destaca que neste ano a novidade é o material específico para cada série, onde o aluno, de 1° a 5° ano, receberá o livro de acordo com a fase que está estudando.

A Pedagoga e Consultora da Editora Fama Educativa, Mariza Hadlich, que ministra a formação, ressalta a importância desse momento de preparação dos professores. “Estamos construindo a cidadania e formando gerações, dessa forma é importante evitar o acidente antes que ele ocorra. É preciso fazer a ligação da prática da escola com a prática social, para que se tenha uma mudança de comportamento”, afirma Mariza.

A Professora do 3° ano, da Escola Pequeno Príncipe, Roseli Chittó, que participa da formação lembra da importância da família ensinar boas práticas dessa temática em casa. “A educação no trânsito deve ser iniciada pelos pais, e a escola deve realizar a complementação e fechamento do ensino, assim, teremos condutores e cidadãos conscientes no trânsito”, avalia Roseli.

O Programa Se Essa Rua Fosse Minha é destinado às crianças do 1º ao 5° ano da rede municipal de ensino, atendendo mais de 1.800 alunos. O objetivo é incentivar um trabalho dinâmico sobre o Trânsito, considerando que as crianças são pedestres, passageiros, ciclistas, e futuros motoristas.

Fonte: Ascom