Uma forma diferente de retratar o cotidiano, ficção científica, aventura, fantasia, horror, suspense, humor. Um lápis, uma ideia, um desenho. As histórias em quadrinhos, conhecidas por darem vida a personagens como Super-Homem, Batman, Homem Aranha, entre muitos outros, têm ganhado cada vez mais espaço nas telas de cinema.

As adaptações dos quadrinhos para o cinema, por possuírem uma mudança de linguagem, tendem a trazer algumas alterações no roteiro original da história, o que pode causar um certo estranhamento, principalmente aos fãs dos quadrinhos originais.

Mas isso não quer dizer que não existam boas adaptações. O consagrado escritor Alan Moore, por exemplo, foi um dos grandes influenciadores das histórias em quadrinhos ocidentais. HQ`s como V de Vingança e Watchmen atingiram o status de obras-primas pela qualidade na interação entre a arte e o texto e renderam adaptações cinematográficas de sucesso.

Excelentes roteiros da nona arte, quando adaptados para o cinema, podem despertar o interesse do espectador para a produção original, estimulando assim a leitura.

Leia também Histórias em quadrinhos como ferramenta de aprendizado 

Veja abaixo algumas histórias em quadrinhos que tiveram suas histórias adaptadas para o cinema:

Persépolis (2007)

X-Men: Primeira Classe (2011)

Scott Pilgrim contra o mundo (2010)

Os vingadores (2012)

As Aventuras de Tintim (2011)

Mundo Fantasma (2001)