“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.” (Bill Gates)

É fundamental desenvolver nas crianças o gosto pela leitura desde cedo. Os livros infantis, além de contribuírem para o conhecimento cultural através de suas histórias, ajudam a criança na sua imaginação, no aperfeiçoamento do seu vocabulário, na melhora da escrita, principalmente nas que se encontram no início deste processo, e, além disso, especialmente estimulam o prazer pela leitura.

O incentivo a leitura, deve começar em casa, devendo ultrapassar as barreiras de sala de aula. Apresentar o seu filho ao mundo dos livros irá contribuir fortemente para o desenvolvimento dele no futuro. As bibliotecas locais oferecem diversas opções de livros infantis, e estão à disposição de todos. Existem também alguns projetos como “A hora da leitura” ou “A hora do conto” em livrarias, na qual gratuitamente são lidas histórias para as crianças de maneira que elas se fascinam com as boas histórias contadas, e com os demais elementos referentes à literatura.

Abaixo, a animação “The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore” (Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore), sobre o mundo mágico da leitura, onde independente do lugar, a cada hora somos convidados a conhecer novas pessoas, lugares, e sentimentos. Uma bela animação sobre o poder das palavras.