No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor. A data foi criada em virtude de D. Pedro I, em 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”. (Fonte: Brasil Escola)

O professor é aquele que compartilha conhecimentos, por meio do ensino da ciência, técnica, arte, entre outros. O papel do professor é e se faz cada vez mais fundamental na formação dos cidadãos.

Os “mestres”, como também são conhecidos, enfrentam novos desafios constantemente, reinventado e reavaliando os métodos de ensino e a prática pedagógica, uma vez que os tempos são outros. Antigamente, as ferramentas de pesquisa e apoio eram baseadas praticamente em livros, jornais e revistas. Hoje, com o advento da internet, o professor possui novas ferramentas para auxiliá-lo no aprimoramento do trabalho desenvolvido com seus alunos.

O professor ao buscar novos caminhos para a aprendizagem torna-se também um aprendiz permanente, organizando, pesquisando e definindo diferentes métodos e estratégias para procurar resolver problemáticas educativas. Como disse Cora Coralina “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”

Parabéns a todos os mestres!