Hoje é comemorado o Dia de Monteiro Lobato, data em que o escritor brasileiro, famoso por suas histórias de literatura infantil e infantojuvenil, completaria 132 anos! Em comemoração ao seu aniversário, o dia 18 de abril foi instituído como o Dia Nacional do Livro Infantil!

Para comemorar esta data separamos algumas das principais obras do autor como indicação de leitura! Confira abaixo:

 

Livro: Reinações de Narizinho Vol.1

Autor: Monteiro Lobato

Gênero: Literatura infantojuvenil

Editora: Globo

Clássico da literatura infantil que vem atravessando gerações, o livro Reinações de Narizinho reúne seis das onze histórias que começaram a ser escritas por Monteiro Lobato, em 1920, e levaram cerca de uma década para ficarem prontas.

Neste livro Narizinho, a neta de Dona Benta, visita o Reino das Águas Claras e leva com ela a boneca de pano Emília. Com a chegada de Pedrinho, o primo da menina do nariz arrebitado que veio passar férias no Sítio do Picapau Amarelo, as reinações de Narizinho ficam ainda melhores. As crianças se divertem fazendo o Visconde com um sabugo de milho e planejando o casamento de Emília com o leitão Rabicó.

 

Livro: Caçadas de Pedrinho

Autor: Monteiro Lobato

Gênero: Literatura infantojuvenil

Editora: Globo

Onças, veados, jaguatiricas, tatus, gaviões, besouros cascudos e até um rinoceronte fugido de um circo passeiam pelas páginas do livro Caçadas de Pedrinho, escrito por Monteiro Lobato em 1933. Nessa história, Pedrinho e uma expedição formada por Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa vão à caça de uma onça-pintada escondida na mata fechada do capoeirão de taquaraçus perto do Sítio do Picapau Amarelo. Com muita valentia e um pouco de medo, a turma arma a maior confusão entre os animais silvestres e se aventura numa caçada arriscada, divertida e cheia de surpresas.

 

Livro: Emília no país da gramática

Autor: Monteiro Lobato

Gênero: Literatura infantojuvenil

Editora: Globo

Este livro conta a viagem que Pedrinho, Narizinho, Visconde, Quindim e Emília fazem até o País da Gramática. Lá eles aprendem a língua portuguesa de um jeito muito divertido, usando a imaginação e a criatividade. Desse modo, ficam sabendo sobre a origem e o significado das palavras e como escrevê-las corretamente, formando frases coerentes e coesas.

Como o livro foi lançado pela primeira vez em 1934, muitas regras e conceitos gramaticais antigos foram atualizados e comentados.

 

Livro: Fábulas

Autor: Monteiro Lobato

Gênero: Literatura infantojuvenil

Editora: Globo

“Fábulas”, de Monteiro Lobato, saiu pela primeira vez em 1922. Neste livro, o criados do Sítio do Pica pau Amarelo reconta fábulas de Esopo e La Fontaine e publica algumas de sua autoria. Adaptadas para o universo do Sítio, as fábulas estimulam a participação de todos os personagens através de perguntas e críticas. Nesta nova edição da obra de Lobato, cada volume adaptado é ilustrado por um artista diferente que apresenta a sua interpretação dos personagens. “Fábulas” é ilustrado por Alcy Linares, um dos ilustradores de livros infantis mais premiados no Brasil.

 


Livro
: O Saci
Autor: Monteiro Lobato

Gênero: Literatura infantojuvenil

Editora: Globo

Este livro de Monteiro Lobato narra mais uma temporada de férias de Pedrinho. O valente neto de Dona Benta vai ao Sítio do Picapau Amarelo em busca de novas aventuras e resolve caçar um Saci. Depois de capturar o mais famoso personagem do folclore brasileiro, Pedrinho faz um trato com o Saci e os dois se tornam amigos inseparáveis, participando juntos de aventuras incríveis

 

E você, qual o seu livro infantil favorito?

Conte para a gente!